Ao falar sobre esportes radicais em Governador Valadares o que vem à sua cabeça? Se a resposta for “vôo livre”, até que você conhece nossa cidade, mas nem só de voar vivem os aventureiros daqui.
Valadares Ă© uma cidade bastante rica para a prática de esportes de aventura na natureza. Mas nĂŁo se arrisque sozinho. Aqui existem empresas que promovem este encontro entre vocĂŞ e a natureza, como a Friends Adventure. Há mais de 3 anos essa turma realiza eventos e leva grupos para praticar esportes radicais. “As atividades sĂŁo bem planejadas e conta com a maior segurança para todos os envolvidos, inclusive para equipe”, explica o biĂłlogo Philipe Zan, um dos sĂłcios da Friends, ao lado dos educadores fĂsicos Breno Coelho e Brunno Denadai (ambos registrados no CREF e CRBIO).
Para a prática do rapel, existem vários locais seguros pra sentir a adrenalina e, de quebra, apreciar uma bela paisagem. No pico da Ibituruna há dois pontos preferidos da Friends, o “Rapel da Santa”, que envolve um nĂvel mais tĂ©cnico e o “Rapel do Mirante”. Outra opção seria a cachoeira VĂ©u da Noiva no distrito de Pontal, onde Zan afirma que “é possĂvel praticar um rapel bem legal e gostoso em dias quentes”.
Para escalada, a cidade tambĂ©m oferece um grande potencial. O pico da Ibituruna, nosso cartĂŁo postal, Ă© o destino mais procurado. Lá tem a Via do Ralf e a Via do CatĂŁo com aproximadamente 400m cada. Tem tambĂ©m o “Quintal do Seu Adonias”, um setor de vias esportivas e bolders – escalada de baixa altitude, Ăłtimo para treinar; a comunidade do BrejaĂşba e, ainda, a Pedreira do bairro Belvedere, que possui várias vias de escalada e diversos nĂveis de dificuldade.
NĂŁo exige prĂ©-requisito, faixa etária, altura e muito menos peso. Qualquer pessoa Ă© capaz de fazer. No entanto Ă© recomendado um curso básico, principalmente para exercitar os esportes que, sem dĂşvidas, oferecem riscos, que sĂŁo calculáveis e minimizados quando a pessoa sabe ou tem as noções de segurança para a prática. Os equipamentos para praticar rapel e escalada sĂŁo quase os mesmos: cadeirinha, mosquetões, fitas, freios (tipo 8 ou ATC), costuras e as cordas, um tipo para cada modalidade -estática para rapel e dinâmica para escalada. Todos devem ser manuseados e guardados com o maior zelo possĂvel pois, durante a prática, Ă© a sua vida que está em jogo. “Costumo dizer que os equipamentos de segurança sĂŁo mais importantes do que sua namorada”, brinca Philipe.
Curtiu? Para mais informações entre em contato com a Friends através do celular 033 9965.3190 (falar com Breno) ou pelo e-mail friendsadventure@hotmail.com.
DĂŞ o play para sentir um pouquinho do que essa galera apronta:
Comentários