Desvendando Valadares: rapel e escalada

Ao falar sobre esportes radicais em Governador Valadares o que vem à sua cabeça? Se a resposta for “vôo livre”, até que você conhece nossa cidade, mas nem só de voar vivem os aventureiros daqui.
 
Valadares é uma cidade bastante rica para a prática de esportes de aventura na natureza. Mas não se arrisque sozinho. Aqui existem empresas que promovem este encontro entre você e a natureza, como a Friends Adventure. Há mais de 3 anos essa turma realiza eventos e leva grupos para praticar esportes radicais. “As atividades são bem planejadas e conta com a maior segurança para todos os envolvidos, inclusive para equipe”, explica o biólogo Philipe Zan, um dos sócios da Friends, ao lado dos educadores físicos Breno Coelho e Brunno Denadai (ambos registrados no CREF e CRBIO).
 
Para a prática do rapel, existem vários locais seguros pra sentir a adrenalina e, de quebra, apreciar uma bela paisagem. No pico da Ibituruna há dois pontos preferidos da Friends, o “Rapel da Santa”, que envolve um nível mais técnico e o “Rapel do Mirante”. Outra opção seria a cachoeira Véu da Noiva no distrito de Pontal, onde Zan afirma que “é possível praticar um rapel bem legal e gostoso em dias quentes”.
 
Para escalada, a cidade também oferece um grande potencial. O pico da Ibituruna, nosso cartão postal, é o destino mais procurado. Lá tem a Via do Ralf e a Via do Catão com aproximadamente 400m cada. Tem também o “Quintal do Seu Adonias”, um setor de vias esportivas e bolders – escalada de baixa altitude, ótimo para treinar; a comunidade do Brejaúba e, ainda, a Pedreira do bairro Belvedere, que possui várias vias de escalada e diversos níveis de dificuldade.
 

Quem pode praticar

 
Não exige pré-requisito, faixa etária, altura e muito menos peso. Qualquer pessoa é capaz de fazer. No entanto é recomendado um curso básico, principalmente para exercitar os esportes que, sem dúvidas, oferecem riscos, que são calculáveis e minimizados quando a pessoa sabe ou tem as noções de segurança para a prática. Os equipamentos para praticar rapel e escalada são quase os mesmos: cadeirinha, mosquetões, fitas, freios (tipo 8 ou ATC), costuras e as cordas, um tipo para cada modalidade -estática para rapel e dinâmica para escalada. Todos devem ser manuseados e guardados com o maior zelo possível pois, durante a prática, é a sua vida que está em jogo. “Costumo dizer que os equipamentos de segurança são mais importantes do que sua namorada”, brinca Philipe.
 
Curtiu? Para mais informações entre em contato com a Friends através do celular 033 9965.3190 (falar com Breno) ou pelo e-mail friendsadventure@hotmail.com.
 
Dê o play para sentir um pouquinho do que essa galera apronta:
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro das novidades!

Home

Sobre Nós

Avaliações

Fotos

Contato

FAQ

Salão de Eventos

Noite Romântica

Hospedagem em Grupos

Hospedagem Empresarial

Acessibilidade

Regulamento Interno

Informações de Contato

Recepção 24 horas

Rua Israel Pinheiro, 2891 - Centro, Gov. Valadares - MG

Entre em contato conosco e faça sua reserva!

© 2022 Created with AC Soluções Criativas