04/12
2014

Desvendando Valadares: rapel e escalada

Ao falar sobre esportes radicais em Governador Valadares o que vem à sua cabeça? Se a resposta for “vôo livre”, até que você conhece nossa cidade, mas nem só de voar vivem os aventureiros daqui.
 
Valadares é uma cidade bastante rica para a prática de esportes de aventura na natureza. Mas não se arrisque sozinho. Aqui existem empresas que promovem este encontro entre você e a natureza, como a Friends Adventure. Há mais de 3 anos essa turma realiza eventos e leva grupos para praticar esportes radicais. “As atividades são bem planejadas e conta com a maior segurança para todos os envolvidos, inclusive para equipe”, explica o biólogo Philipe Zan, um dos sócios da Friends, ao lado dos educadores físicos Breno Coelho e Brunno Denadai (ambos registrados no CREF e CRBIO).
 
Para a prática do rapel, existem vários locais seguros pra sentir a adrenalina e, de quebra, apreciar uma bela paisagem. No pico da Ibituruna há dois pontos preferidos da Friends, o “Rapel da Santa”, que envolve um nível mais técnico e o “Rapel do Mirante”. Outra opção seria a cachoeira Véu da Noiva no distrito de Pontal, onde Zan afirma que “é possível praticar um rapel bem legal e gostoso em dias quentes”.
 
Para escalada, a cidade também oferece um grande potencial. O pico da Ibituruna, nosso cartão postal, é o destino mais procurado. Lá tem a Via do Ralf e a Via do Catão com aproximadamente 400m cada. Tem também o “Quintal do Seu Adonias”, um setor de vias esportivas e bolders – escalada de baixa altitude, ótimo para treinar; a comunidade do Brejaúba e, ainda, a Pedreira do bairro Belvedere, que possui várias vias de escalada e diversos níveis de dificuldade.
 

Quem pode praticar

 
Não exige pré-requisito, faixa etária, altura e muito menos peso. Qualquer pessoa é capaz de fazer. No entanto é recomendado um curso básico, principalmente para exercitar os esportes que, sem dúvidas, oferecem riscos, que são calculáveis e minimizados quando a pessoa sabe ou tem as noções de segurança para a prática. Os equipamentos para praticar rapel e escalada são quase os mesmos: cadeirinha, mosquetões, fitas, freios (tipo 8 ou ATC), costuras e as cordas, um tipo para cada modalidade -estática para rapel e dinâmica para escalada. Todos devem ser manuseados e guardados com o maior zelo possível pois, durante a prática, é a sua vida que está em jogo. “Costumo dizer que os equipamentos de segurança são mais importantes do que sua namorada”, brinca Philipe.
 
Curtiu? Para mais informações entre em contato com a Friends através do celular 033 9965.3190 (falar com Breno) ou pelo e-mail friendsadventure@hotmail.com.
 
Dê o play para sentir um pouquinho do que essa galera apronta:
 

 

Comentários

Newsletter